Transporte

6. Carregamento de Caminhões

Os caminhões transportadores de minério são carregados de paletes envolvidos com películas retráteis com uma ou duas toneladas, atendendo aos padrões solicitados pelos clientes. A embalagem é 100% impermeável não permitindo escape de pó ou eventual umidificação do produto.

7. Transporte do Minério por Rodovias

Diariamente, saem da mineradora, em Minaçu-GO aproximadamente 30 carretas com capacidade individual de 36 toneladas.
O transporte é realizado por empresas credenciadas, que passam por treinamentos específicos sobre cargas perigosas e o transporte do amianto crisotila, além de seguirem os mais rigorosos controles e legislação de transporte, pois há o controle de emissão de CO2 provenientes das descargas dos caminhões.

Transporte Seguro

Os motoristas dos caminhões participam de treinamentos especiais, repetidos semestralmente. Para reforço de aprendizagem, recebem uma cartilha com dados técnicos e de conduta para transporte do produto. O treinamento tem por objetivo orientar os motoristas em relação aos cuidados no transporte do Crisotila e às providências que deverão ser adotadas na eventualidade de acidente com derramamento.

Mercado Nacional

Para cumprir seu compromisso de pontualidade e segurança na entrega de seu produto aos clientes nacionais, a SAMA conta com transportadoras credenciadas.

8. Entrega de Produtos em Fábricas e Portos

O amianto Crisotila entregue a clientes é acompanhado de um checklist de recebimento de mercadoria, que deve ser devolvido à mineradora para controle e feedback. Nele, consta um campo de observações para sugestões e melhorias a serem realizadas.
Os clientes nacionais e internacionais da SAMA não são selecionados exclusivamente por seu potencial econômico e de volume de compra, mas também por estarem alinhados com a Política da SAMA, principalmente no que se refere ao Uso Seguro do Crisotila e por sua conduta socioambiental.
A carga é acondicionada em containers de acordo com as exigências de cada país, recebe tratamento especial para exportação, como fumigação e é realizada inspeção rigorosa para verificar se a carga não possui avarias antes da estocagem nos containers

Exportação

Para atender ao mercado externo, o Crisotila é transportado de caminhão até os portos e de navio até o destino. Para os países da América do Sul os transportes mais utilizados são os terrestres e os ferroviários. Diariamente, saem da mineradora aproximadamente 30 carretas com capacidade individual de 36 toneladas. A conduta nos negócios, com respeito a todas as regras de mercado nacionais e internacionais, manteve a SAMA sem nenhum registro de ações judiciais por concorrência desleal, conforme cláusula do Código de Ética.

© Copyright - IBC - Instituto Brasileiro do Crisotila