Indústria

9. Preparação do Fibrocimento

As fibras do amianto Crisotila chegam compactadas em sacos de 50kg às fábricas de produtos de fibrocimento. O material é aberto, triturado e agitado de forma automatizada em ambientes enclausurados, com pressão negativa. Em acordo com as práticas do Uso Seguro do Crisotila, não há contato humano nesse processo. O fibrocimento utiliza também como matéria-prima o cimento, calcário, celulose reciclada e água. São misturados na proporção correta por automatizados. A massa de fibrocimento toma forma de uma manta após ser compactada por um rolo cilíndrico.

10. Formação de Telhas

Para a produção de telhas, a manta de fibrocimento é cortada no tamanho padrão e ondulada para obter a forma desejada.
Formação de Película
A massa é diluída com grande quantidade de água e enviada à máquina de formação onde é filtrada, removido o excesso de água e prensada sobre um cilindro formador. A água resultante da filtragem da massa é enviada para funil, onde o material é reaproveitado mantendo um circuito fechado.
Saída / Ondulação
O material de fibrocimento enrolado no cilindro, é removido logo após atingir a espessura desejada.
Esse material que possui umidade em torno de 28% e enviado para o sistema automático de ondulação onde a manta é cortada nas medidas necessárias e compatíveis ao produto fabricado.
Os retalhos que sobram do recorte das mantas de fibrocimento, ainda úmidas retornam para a máquina onde são dissolvidas no processo.
Cura e Desenforme
Os produtos ondulados e enformados ficam em moldes de chapa de ferro, onde permanecem em média 8 horas.
Após esse tempo os produtos são separados dos moldes através de sistema automático, inspecionados e empilhados. Os moldes de chapa de ferro são lubrificadas automaticamente a cada utilização.
Recuperação de Britagem
Os produtos defeituosos são recortados para medidas menores e a sobra é britado no moinho e retornando para o processo. Todos os produtos não conformes e as sobras durante o processo de produção são britados no moinho e adicionados no ato da preparação da massa, no chamado “Rejeito Zero”.

11. Estoque

Após o desmolde os produtos ondulados são inspecionados e empilhados no pátio industrial aguardando um tempo de hidratação do cimento que varia de 7 a 10 dias dependendo do produto. Após esse período são estocados no pátio.
Durante a inspeção são selecionados amostras para testes em laboratório com o intuito de verificar a qualidade dos produtos segundo Normas da ABNT para Fibrocimento que são seguidas por todas as empresas brasileiras.

12. Carregamento de Caminhões

As fábricas contam com empresas de transporte credenciadas para atender seus clientes comerciais, mas parte do transporte é feita por frotas próprias das empresas (construtoras, lojas etc) que compram o produto ou terceirizadas por elas.

13. Transporte de Telhas por Rodovias

As telhas são transportadas por caminhões de diferentes portes, empilhadas uma a uma ou, dependendo do lote, são agrupadas em lotes. O transporte também é feito em containers sobre caminhões, para exportação.

Tratamento de resíduos

Existe um sistema composto de vários equipamentos que tem função de tratar os resíduos sólidos e semi-sólidos provenientes da produção, de maneira a permitir sua reutilização no processo, visando assegurar o Rejeito Zero.
Os resíduos provenientes dos insumos de produção (feltros, panos, EPIs, mangueiras, correias transportadoras, óleos, etc.) são destinados conforme requisitos legais ambientais.
A água proveniente da produção é reutilizada através de um sistema de cones de decantação e pulmão formando um sistema de rejeito zero.

Tratamento de efluentes líquidos

Existe uma estação de tratamento de efluentes líquidos – ETE – que trata as águas servidas (esgoto sanitário).
Periodicamente são realizadas análises da água tratada e é encaminhado relatório de acompanhamento para os órgãos ambientais.

© Copyright - IBC - Instituto Brasileiro do Crisotila