Mineração

1. Planejamento de Produção

Todas as operações na mina de Cana Brava , são apoiadas em cuidadoso planejamento de lavra que é periodicamente revisado, considerando a evolução da lavra até o final da vida da mina. O objetivo é antecipar quaisquer mudanças, quer seja em relação à geologia, na escala de produção, locais para deposição de estéril e rejeito, nas exigências do mercado, na frota de equipamentos, ou mesmo devido às condições climáticas.

2. Perfuração e Desmonte de rocha

A perfuração e o desmonte têm o objetivo de fragmentar o maciço rochoso em tamanhos proporcionais aos equipamentos que fazem o transporte até o britador primário ou bancas de deposição de estéril. São utilizadas máquinas perfuratrizes sobre esteiras e explosivos na forma de emulsão, que são inseridos em furos na rocha.

3. Britagem

Na etapa de britagem são realizadas operações para fragmentação, peneiramento e separação da rocha mineralizada. Na concentração o material é enriquecido, descartando a parte com baixo teor de fibras que é destinado para o circuito de rejeitos. O material concentrado e enriquecido é encaminhado para o Silo de Minério Seco.

Parte do material, em média de 20 a 25%, oriundo da britagem secundária, que é mais fino, alimenta o Silo de Minério Úmido, que alimenta os fornos rotativos e de leito fluidizado para redução de umidade, em atendimento aos parâmetros estabelecidos que é de 5% de umidade.

No Silo de Minério Seco é feita a armazenagem de concentrado que irá abastecer a planta de tratamento.

Serviços Auxiliares

Para evitar a emissão de particulados, resultantes do processo de carregamento e tráfego nas pistas de rolamento na mina, são utilizados caminhões-pipa para umidificar as rochas desmontadas e as estradas de acesso. Nesse trabalho, operam ainda tratores de lâmina sobre esteiras e pneus, e motoniveladoras para construção e reparos nos acessos da mina.

Manutenção e Automação

A Manutenção Industrial, Montagem e a Manutenção de Máquinas de Mineração são aplicadas na SAMA com o objetivo de melhorar a disponibilidade dos equipamentos e componentes, aumentando sua vida útil e manutenibilidade. Todo o histórico da operação é registrado e permite avaliação para implementação de melhorias contínuas.

4. Tratamento e Classificação

Na planta de tratamento, o concentrado de minério é submetido a sucessivos estágios de peneiramento, separação por aspiração e impactação. A fibra recuperada nesse processo é direcionada a circuitos específicos para limpeza de areia e pedriscos. Posteriormente, a fibra é classificada por tamanho e acondicionada em silos homogeneizadores.
Todas as etapas do tratamento são otimizadas para garantir que não falte fibra no ensacamento, isso está diretamente relacionado com as análises do laboratório, que tem por objetivo não atrasar a emissão dos laudos com os resultados.
Paralelamente ao enchimento dos silos é feita coleta de amostras e análises no laboratório. Após o ensaio, o resultado é registrado no sistema industrial informatizado e as contra-amostras são identificadas com o nº do lote, tipo e horário, para posterior rastreamento, sendo arquivadas até seis meses após a expedição do lote.
A meta é entregar resultados em tempo hábil, com menor variabilidade e maior precisão e exatidão de uma mesma amostra. Todos os laboratoristas são avaliados periodicamente para garantir a confiabilidade dos resultados.

5. Ensacamento

O processo de ensacamento das fibras de Crisotila tem início com o acondicionamento das fibras compactadas em sacos de ráfia com 50 kg. Depois de ensacados, os sacos que estão com a logo da empresa e inscrições de acordo com a legislações internacionais recebem a identificação (data de fabricação, número do lote e tipo de fibra). É utilizado um sistema de transporte, paletização e unitização automatizado, que elimina o manuseio direto e oferece maior segurança para o trabalhador. A embalagem é 100% impermeável, devido ao revestimento com película retrátil, não permitindo escape de pó e eventual umidificação do produto. Para garantir a satisfação dos clientes, os blocos de 50 kg são aferidos três vezes, em diferentes instrumentos de pesagem.

Silo de Minério Seco

Local para armazenagem de concentrado que irá abastecer a planta de tratamento. O silo também alimenta a usina em caso de eventual parada no processo de britagem. Para garantir a qualidade e a assertividade especificada pelo cliente é feita a blendagem de minério, priorizando pedidos de venda e prazos de entrega.

Logística

A gestão do processo de vendas da SAMA está de acordo com os princípios de desenvolvimento sustentável de toda a cadeia produtiva do Crisotila. Assim, os mercados e clientes não são selecionados exclusivamente por seu potencial econômico e de volume de compra, mas também por estarem alinhados com a Política da SAMA, principalmente no que se refere ao Uso Seguro do Crisotila e por sua conduta socioambiental.

© Copyright - IBC - Instituto Brasileiro do Crisotila