Início Parceiro Voltar

Prefeitura de Minaçu

O nome Minaçu é originário da língua Tupi-guarani, e significa Mina Grande, uma referência a sua localização, entre rochas, serras, grutas e a maior mina de amianto crisotila da América Latina.

Nossa História

O Município de Minaçu, localizado no extremo norte do estado de Goiás teve sua emancipação política em 1976 pela lei 8.085.

A ocupação da área onde está situado o município de Minaçu está vinculada à pecuária e iniciou-se no final da década de 1950. Os pioneiros Darcy Lopes e Pedro Coelho de Souza Barros instalaram-se na região do Rio Bonito, utilizando a área para a formação de fazendas de criação. Com o transcorrer do tempo, outros migrantes foram se estabelecendo na região.

Assim, o vaqueiro José Cirqueira, empregado de Pedro Coelho, teve sua atenção despertada por um fragmento de rocha esverdeada com saliências que pareciam escamas. Descobriu que estas pedras eram abundante na região denominada Cana Brava, e o proprietário dessas terras, Darcy Lopes Martins, interessou-se pelo achado e resolveu estimar seu valor. Em certa oportunidade, José Porfírio de Souza, procedente de Trombas – município de Formoso –, teve acesso à pedra e a levou para ser examinada por um comerciante de minério. Este, por sua vez, levou o fragmento para São Paulo, onde se fez a análise em laboratório. Ao retornar de São Paulo em 1962, o referido comerciante veio acompanhado pelo Dr. J. Milewski, gerente de uma empresa franco-brasileira – Sama – dedicada à exploração de amianto crisotila, que chegou pronto a adquirir a área de uma das maiores jazidas de amianto crisotila do mundo.

Origem está na pecuária A ocupação da área onde está situado o município de Minaçu está vinculada à pecuária e iniciou-se no final da década de 50. Os pioneiros Darcy Lopes e Pedro Coelho de Souza Barros instalaram-se na região do Rio Bonito, utilizando a área para a formação de fazendas de criação.

Darcy Lopes Martins e Pedro Coelho de Souza Barros foram os primeiros habitantes de Minaçu, as terras que hoje situa a cidade eram deles. Para a formação do povoado os dois doam partes de suas terras. Surgem os primeiros barracões de palha e de paredes pau-a-pique, pequenos comércios, olarias, delegacia, farmácias, escolas, escritórios e igrejas, que crescem aleatoriamente.

Os pioneiros da região, bem como os que ajudaram a desenvolver o Patrimônio do Beja, não esperavam um desenvolvimento tão rápido. O povo e as riquezas naturais aqui encontradas – o amianto crisotila, a cassiterita, o ouro e, atualmente, as águas do rio Tocantins com seu lagos e hidrelétricas – criaram condições que colocam Minaçu em destaque no Estado de Goiás.

Feita a primeira planta-diretora do povoado, nomeiam-se as ruas com minerais e estados brasileiros, reservando-se o nome de Maranhão para denominar a rua principal, em homenagem aos maranhenses. O topógrafo Antonio Coelho “Araujo” foi quem fez a topografia do centro de Minaçu e projetou as ruas e avenidas.

No dia 14 de maio de 1976, a Assembléia Legislativa de Goiás aprova a Lei N° 8.085, elevando o Distrito de Minaçu à categoria de cidade e sede do município de igual nome. Muitos cidadãos trabalharam pela emancipação política e estruturação inicial do povoado, com destaque especial para Jeovah Seabra Campos e Arlindo Pereira de Oliveira, juntos trabalharam para emancipação política de Minaçu, o primeiro citado, sempre foi injustiçado pelo os escritores de livros da história da cidade. O Sr. Jeovah que era comerciante, foi o mentor da emancipação, reuniu o povo para emancipar e construir a primeira escola do lugar ( a parte antiga do Colégio Joaquim Thomé de Almeida), duo vários terrenos para o Município e Estado, como o do Colégio Santiago Dantas, Batalhão da Polícia Militar, Escola Walter Barbosa, Posto de Saúde da Osego, terreno da Igreja Católica ao lado da Vila Batista e outros; o segundo trabalhou fortemente na parte burocrática da emancipação, juntos também com o Sr. Jeovah, o deputado estadual da época Juracy Teixeira e o governador Irapuan Costa Junior. Logo depois, esses homens conseguiram para Minaçu, órgãos como: Correio, Metago, posto de saúde da osego, e a construção dos prédios do colégio Santiago Dantas, e também o que é usado pela polícia militar, o Batalhão ( Prédio que seria Rodoviária).

No dia 17 de maio de 1977, no auditório do Cine Cana Brava, instala-se o Município de Minaçu e tomam posse o primeiro Prefeito da cidade José Albino Ferreira, o primeiro Vice-Prefeito Aureliano Martins da Mota e os primeiros vereadores eleitos.

O nome Minaçu é originário da língua Tupi-guarani, e significa Mina Grande, uma referência a sua localização, entre rochas, serras, grutas e a maior mina de amianto crisotila da América Latina.

Nos últimos anos, Minaçu é beneficiada pela riqueza das águas do rio Tocantins com as construções das Usinas Hidrelétricas Serra da Mesa e Cana Brava, trazendo melhorias significativas na infra-estrutura. São construídos hospitais, escolas, vilas residenciais, supermercados, panificadoras, clubes, hotéis, restaurantes, rádio, tv repetidora, estação de tratamentos de água e esgoto, tornando-se uma agradável cidade do interior do Brasil.

Destacam-se as visitas do Exmo. Sr. Presidente da República Fernando Henrique Cardoso, para inaugurar as Usinas Hidrelétricas Serra da Mesa (1998) e Cana Brava (2002), acompanhados de Ministros e Senadores.

Destaca-se a visita do Sr. Luiz Inácio Lula da Silva e da Sra. Marisa Letícia da Silva, em 1994, com a Caravana da Cidadania, durante a campanha à Presidência da República.

PREFEITO
  
Maurides Rodrigues Nascimento
:: Data de Nascimento: 21 de Setembro de 1960
:: Naturalidade:  Guapó - Goiás

 

 

 

 

 

BIOGRAFIA 
Maurides Rodrigues Nascimento, Prefeito de Minaçu, nasceu em 21 de setembro de 1960 no município de Guapó – Goiás. Filho do Sr. Dionídio do Nascimento e da Sra. Divina Rodrigues Nascimento. Casou-se em 1989 com Maria Nunes de Sousa Nascimento e tiveram 3 filhos, Dionídio, Karine e Nicolas Nascimento.
Sua trajetória política iniciou-se quando ainda era estudante onde participou de movimentos político-estudantis. Participou ativamente da campanha para a primeira eleição de Minaçu em 1976 onde conseguiram eleger o primeiro Prefeito da cidade o Sr. José Albino Ferreira. Nesta época Maurides Rodrigues ainda não votava por ser menor de idade, porém participava ativamente dos primeiros movimentos políticos do município.
Sempre participou de campanhas políticas apoiando vários candidatos à Prefeitura. Em 2008, após analisar e perceber as necessidades do município, resolveu lançar seu nome à Prefeitura de Minaçu e mesmo sem nunca ter sido candidato a nenhum cargo público conseguiu uma votação excelente com um total de 7.248 votos, perdendo para o outro candidato por apenas 249 votos.
Perdeu a eleição, mas não a dignidade e logo em seguida, no ano de 2010 candidatou-se a Deputado Estadual onde obteve a maior votação que um candidato já obteve para Deputado Estadual em Minaçu, 15.188 votos. Após as eleições foi nomeado Assessor do Governador onde trabalhou até abril de 2012 desligando-se da função para candidatar-se novamente à Prefeitura de Minaçu. Trabalhou muito e conseguiu eleger-se Prefeito com a maior votação já vista em Minaçu, 13.168 votos.

Contato

Prefeitura de Minaçu
Endereço: Avenida Amazonas, nº 295 , Centro.
Telefone geral: (62) 3379-1020

site:
http://www.prefeiturademinacu.go.gov.br