Início Pesquisa Voltar
Data de publicaçao: 19/09/2014
Avaliação de Risco de Câncer Associado ao Amianto após o Atentado ao World Trade Center em 11 de Setembro

Objetivo: Procuramos estimar o risco de câncer associado ao amianto para os residentes da região sul de Manhattan, atribuível ao amianto lançado no ar após o atentado ao World Trade Center (WTC) de Nova York, em 11 de Setembro. 
Métodos: A exposição foi estimada a partir de dados disponíveis e projeções válidas baseadas nestes dados. O risco de câncer foi avaliado por meio de um modelo de risco, que diferencia os tipos de fibra de amianto, e o modelo da Agência de Proteção Ambiental Americana dos Estados Unidos (EPA), que não diferencia os tipos de fibra de amianto e combina o risco de mesotelioma e o risco de câncer de pulmão. 

Resultados: O limite superior de número de casos esperados de câncer associado ao amianto é menor que um caso, durante a expectativa de vida da população, segundo o modelo de risco específico para tipos de fibra; e 12 casos de câncer relacionado ao amianto, segundo o modelo de risco da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos.
Conclusões: O risco de câncer associado à exposição ao amianto resultante do colapso do WTC para os residentes da região sul de Manhattan é desprezível. (J Occup Environ Med. 2005;47:817–825)