Início Projetos Sustentáveis Voltar

Artesanato Sambaíba

Sambaíba é uma árvore bastante comum no cerrado goiano. Dela tudo se aproveita, de uma forma direta ou indireta. Sua vida se renova em diferentes e infindáveis ciclos. A Logo do Projeto

2. Curso de Formação de Artesãos

IBC apóia parceria do bem


O Município de Minaçu a 388 km de Brasília tem uma população de 36 mil habitantes e sua economia está embasada na geração de energia, mineração de amianto Crisotila e agropecuária. O município tem vocação turística, por  sua localização às margens dos Lagos Serra da Mesa e Canabrava, com acesso fácil de Brasília, por meio da rota de Alto Paraíso em rodovia não pavimentada e pela BR -153 de Goiânia por rodovia pavimentada, no entanto há pouca oferta de emprego para a população local e os jovens acabam emigrando em busca de melhores condições de vida, deixando em situação difícil pais e outros familiares. Para portadores de necessidades especiais esse quadro é mais grave: a oferta de empregos é ainda menor.
Por meio do desenvolvimento do Programa Sambaíba da SAMA estuda-se a possibilidade de criação de um curso para formação de novos artesãos, capazes de fazer a transformação da rocha serpentinito estéril, encontrada em abundância na Mina de Cana Brava, em artesanato mineral. Com a formação de artesãos não só é possível a geração de uma nova atividade como também de renda, capaz de ajudar a transformar o cenário econômico do município.
Para a criação do curso foi feita uma parceira com a Superintendência de Geologia e Mineração da Secretaria da Indústria e Comércio de Goiás, Instituto Brasileiro do Crisotila, Prefeitura de Minaçu e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI.
Com duração de 600 horas, a programação do curso incluiu formação específica em desenho técnico e artístico, tecnologia das rochas minerais, lapidação de rochas, bem como máquinas e equipamentos utilizados. Matérias sobre cidadania e segurança do trabalho, gestão e educação ambiental, cooperativismo e empreendedorismo, também foram abordados.
A construção da Matriz Curricular para a área de formação profissional exigiu um estudo da situação real de trabalho para a definição do referencial da ocupação. Esse estudo permitiu não só o levantamento das funções convencionais, que compõem um determinado cargo ou função, mas a indicação dos novos requisitos demandados  aos trabalhadores e às novas possibilidades de atuação, relacionadas ao posto de trabalho e ao perfil profissional solicitado pelo mercado de trabalho
Qualificação profissional
O curso de Qualificação Profissional de Artesão Mineral Artístico tem, por objetivo geral, proporcionar qualificação profissional de nível básico, em artesanato artístico para jovens e adultos, desenvolvendo com eles habilidades, atitudes e conhecimentos relativos à arte de trabalhar em rochas minerais.
Adotar o aproveitamento do resíduo (estéril) do processo de mineração da empresa SAMA, utilizando-se ferramentas e equipamentos apropriados, de acordo com suas necessidades e aplicações e dentro das técnicas correlatas de trabalho.
Como objetivos específicos desse curso, estão o aproveitamento de material mineral tido como resíduo no processo de mineração, o desenvolvimento das qualidades pessoais, o encorajamento do empreendedorismo, do trabalho em equipes e das ações associativistas, e a eleição da educação continuada como garantia do aperfeiçoamento e da qualificação profissional.
Como consequência imediata da perspectiva desse curso, pretende-se criar, para os candidatos das camadas mais pobres da população, a oportunidade de uma realização profissional, direcionando a busca de caminhos que conduzam à auto-estima e ao respeito do mercado de trabalho, e proporcionando-lhes meios para uma emancipação econômica.