Início Projetos Sustentáveis Voltar

Artesanato Sambaíba

Sambaíba é uma árvore bastante comum no cerrado goiano. Dela tudo se aproveita, de uma forma direta ou indireta. Sua vida se renova em diferentes e infindáveis ciclos. A Logo do Projeto

4. Coopemin

Transformar a realidade


Foi esse ideal comum de diferentes pessoas que deu origem, em março de 2006, à Cooperativa de Produção do Empreendedor Artesão Mineral de Minaçu – COOPEMIN. Os alunos do curso do Programa Sambaíba, ministrado pelo Sesi/Senai transformaram-se em cooperados. A entidade é responsável pela produção e distribuição das peças artesanais. 
31 jovens, contemplados pelo programa, fazem parte da Coopemin, responsável pelo aprendizado e comercialização das peças produzidas, a partir da matéria-prima mineral, aplicando corretos critérios ocupacionais e ambientais. Dessa forma a entidade também promove o desenvolvimento socioeconômico de uma importante parcela da população, por meio de uma atividade eco-responsável.
A comercialização de peças artesanais produzidas em rocha estéril de serpentinito, oriunda da mineração do amianto crisotila, extraída da Sama S.A. Minerações Associadas trouxe novas perspectivas profissionais para os jovens, adolescentes de baixa renda e portadores de necessidades especiais, moradores da cidade de Minaçu.
A produção em pequena escala é vendida para a Sama e algumas empresas da região. Os produtos seguem três linhas diferentes criadas pela arquiteta Andiara Machado de Paiva. A linha de produtos inclui peças de escritório como: porta clips/cartão, porta-lápis e porta-caneta, e utensílios domésticos como saboneteira, porta escova, porta pente e peças de decoração como, por exemplo, vasos. As peças produzidas são também comercializadas em eventos da cidade e distribuídas como brindes para parceiros e clientes da empresa.