Início Pesquisa Voltar
Data de publicaçao: 19/09/2014
Workshop sobre Mecanismos de Carcinogenicidade das Fibras e Avaliação de Substitutos para o Amianto Crisotila - Organização Mundial da Saúde - OMS

Introdução
1. O workshop da OMS sobre Mecanismos de Carcinogenicidade das Fibras e Avaliação de Substitutos para o Amianto Crisotila realizou-se na IARC em Lyon, atendendo uma solicitação do Comitê Intergovernamental de Negociação (INC) para a Convenção de Roterdã sobre o Procedimento de Consentimento Prévio Informado para o Comércio Internacional de Certas Substâncias Químicas e Agrotóxicos Perigosos (Anexo 1). Os substitutos estudados neste workshop da OMS incluem os 12 substitutos para o crisotila, identificados pelo INC para avaliação prioritária, a ser realizada pela OMS, 2 substâncias de uma segunda lista fornecida pelo INC, a ser avaliada se houver recursos, e uma outra substância, sobre a qual dados relevantes foram apresentados, em resposta a uma "solicitação pública de dados" visando a este workshop.

2. Este workshop iniciou-se em 8 de novembro, com uma sessão que durou todo o dia, dedicada à apresentação de depoimentos de observadores presentes, que representavam, principalmente, várias entidades comerciais, bem como alguns observadores governamentais, além dos membros do Secretariado da Convenção de Roterdã. Além destes depoimentos, um dos membros do Secretariado leu outro, apresentado por uma organização trabalhista. Os observadores foram convidados a apresentar seus comentários sobre as versões de trabalho por escrito. Os especialistas convidados não participaram das avaliações dos substitutos (Parte 2 do relatório seguinte), ou dos acordos finais da Parte 1. A relação completa de participantes encontra-se no Anexo 2.